Os moradores de Chicago, nos Estados Unidos, estão em meio a um debate curioso desde que o cardeal Robert Francis Prevost foi escolhido na manhã desta quinta-feira (8) como o novo papa, adotando o nome de Leão XIV. A questão não é sobre a doutrina que ele seguirá, mas sobre seu time de beisebol preferido: seria ele é torcedor do Chicago Cubs ou Chicago White Sox?
O anúncio de que o novo pontífice seria um americano, nascido em Chicago, gerou entusiasmo na cidade. Chicago é conhecida por sua paixão pelo beisebol, dividida entre os dois grandes times citados acima. O Chicago Cubs possui sede na parte norte da cidade. Do outro lado, o Chicago White Sox, é do sul. Ambos possuem torcidas tradicionais e uma história marcada por conquistas.
Segundo informações da mídia local, o padre Gregory Sakowicz, reitor da Catedral do Santo Nome em Chicago, declarou inicialmente que ouviu que Leão XIV seria torcedor dos Cubs, o time que possui forte apoio na região norte da cidade.
“Eu ouvi que ele é um fã dos Cubs. Bem, Deus o abençoe e a todos os fãs”, afirmou Sakowicz.
De acordo com informações da agência Reuters, a própria equipe dos Cubs rapidamente celebrou o que acreditavam ser uma conexão com o novo papa. Em uma publicação em sua conta oficial no X, os Cubs saudaram o novo pontífice com uma imagem do letreiro do estádio Wrigley Field, sede do time, exibindo a mensagem: “Ei, Chicago. Ele é um fã dos Cubs!”.
Mas, segundo a Reuters, a história tomou um rumo diferente quando John Prevost, irmão do novo papa, declarou em entrevista à emissora local WGN que, na verdade, Leão XIV sempre foi torcedor dos White Sox.
“Ele nunca foi, jamais, um fã dos Cubs, então não sei de onde isso veio. Ele sempre foi um fã dos Sox”, afirmou John. A declaração foi compartilhada pela própria equipe dos White Sox, que celebrou o fato de ter o novo papa entre seus torcedores.
Os White Sox, equipe da região sul de Chicago, não apenas comemoraram, mas também anunciaram o envio de uma camisa personalizada com o nome de Leão XIV para o Vaticano.
“Algumas coisas são maiores do que o beisebol, e, neste caso, estamos felizes por ter um fã dos White Sox representado no Vaticano”, afirmou o time em comunicado.