O Partido Comunista da Rússia, que apenas na teoria é oposição ao ditador Vladimir Putin (na prática, apoia o mandatário), inaugurou na quinta-feira (8) um monumento na Ucrânia com o rosto do ditador Josef Stálin, que governou a União Soviética entre 1924 e sua morte, em 1953.
Segundo informações do jornal The Kyiv Independent, o busto foi colocado numa praça na cidade de Melitopol, localizada na região de Zaporizhzhia e que está ocupada pelas forças russas desde março de 2022.
A inauguração do monumento marcou as comemorações de 80 anos da vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial, que na Rússia é celebrada nesta sexta-feira (9).
Durante a ditadura de Stálin, a Ucrânia fazia parte da União Soviética – só obteria a independência em 1991, poucos meses antes da dissolução do bloco comunista.
“Ao organizador e inspirador da vitória do povo soviético sobre os invasores nazistas, Generalíssimo da União Soviética Josef Stálin, dos descendentes agradecidos”, diz a placa sob o busto.
Segundo o Kyiv Independent, autoridades russas participaram da cerimônia e alunos de escolas locais depositaram flores aos pés do monumento.
Stálin é odiado na Ucrânia, principalmente por um projeto de coletivização e confisco da produção agrícola entre 1932 e 33 que provocou a morte de pelo menos 2 milhões de ucranianos, tragédia (que muitos consideram ter sido intencional) conhecida como Holodomor.
O ditador soviético também perseguiu e mandou matar ucranianos durante o Grande Terror, entre 1936 e 38, e suprimiu o idioma e a cultura da Ucrânia.