O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou na noite deste sábado (10) o primeiro dia de negociações presenciais entre representantes americanos e da China na Suíça, a respeito da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
“Uma reunião muito boa hoje com a China, na Suíça. Muitas coisas foram discutidas, muitas foram acertadas. Um reset total foi negociado de forma amigável, mas construtiva. Queremos ver, para o bem da China e dos EUA, uma abertura da China aos negócios americanos. Um grande progresso foi feito!”, escreveu o presidente americano na rede Truth Social, sem especificar quais progressos foram atingidos.
Segundo informações da agência Reuters, a reunião em Genebra do vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, durou cerca de oito horas. As negociações serão retomadas no domingo (11).
Após Trump impor tarifas extras sobre importações da China, Pequim retaliou, o que levou a uma escalada nas taxas. No momento, os Estados Unidos estão impondo tarifas de 145% às compras que fazem da China, enquanto os chineses estão aplicando 125% sobre produtos americanos.
Na sexta-feira (9), Trump afirmou que cogita reduzir a tarifa sobre produtos chineses para 80% caso Pequim “abra” seu mercado para os Estados Unidos.