O grupo terrorista Hamas divulgou, neste sábado (10), um novo vídeo onde mostram dois reféns visivelmente debilitados em um cativeiro na Faixa de Gaza. Nas imagens, Elkana Bohbot, de 36 anos, e Yossef Haïm Ohana, de 24, sequestrados durante os ataques terroristas do dia 7 de outubro de 2023, pedem para que os líderes israelenses deem um fim a guerra.
Falando em hebraico, Ohana aparece careca, sentado, e fazendo gestos enquanto fala sobre o estado de físico e mental de Bohbot, que aparece em silêncio e deitado ao seu lado.
“Seu estado mental e físico se deteriorou seriamente desde que percebemos que a guerra estava se arrastando. Desde então, ele tem tentado se machucar repetidamente”.
“Eu sou o prisioneiro número 21. Este é o prisioneiro número 22”, apontando para Bohbot.
Ambos foram sequestrados durante o festival musical NOVA, que acontecia perto da fronteira entre Israel e Gaza. Não é a primeira vez que o grupo terrorista se utiliza de Ohana e Bohbot em vídeos como esse.
O governo israelense afirmou que o vídeo em questão faz parte de uma “tática de guerra psicológica” usada pelos terroristas para pressionarem as lideranças de Israel a aceitarem um cessar-fogo.
Os familiares permitiram a publicação do vídeo, e em comunicado, a família de Bohbot afirmou que “Elkana e Yosef clamam por salvação. Enquanto todo o povo de Israel ouve seus apelos, um punhado de tomadores de decisão se recusa a ouvir”.
A guerra entre Israel e Hamas segue em curso desde 7 de outubro de 2023, quando os terroristas invadiram o território israelense por céu, terra e mar, matando mais de 1200 pessoas e sequestrando mais de 250. Atualmente, 58 permanecem em mãos do Hamas, sendo 34 mortos, de acordo com o exército israelense.