Cidades
Itapoá discute Plano de Mobilidade Urbana

Encontros contam com participação da população e especialistas para identificar problemas e propor soluções que melhorem o trânsito, o transporte e a acessibilidade no município.
A Prefeitura de Itapoá iniciou nesta semana uma série de reuniões comunitárias voltadas à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. O projeto, conduzido em parceria com o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), busca ouvir a população e mapear os principais desafios de trânsito e transporte enfrentados pelo município, que registra crescimento acelerado nos últimos anos.
Na noite desta terça-feira (23), a reunião ocorreu no Colégio Ayrton Senna, no bairro Itapema. De acordo com José Antônio Stoklosa, secretário de Ordem Pública e responsável pelos departamentos de Trânsito e Segurança, a participação popular é essencial nesse processo. “Estamos realizando encontros em diferentes regiões para ouvir diretamente da comunidade os problemas e sugestões. A população pode apontar pontos positivos, negativos e expectativas sobre ciclovias, pedestres, motoristas, transporte coletivo e individual, entre outros temas relacionados à mobilidade urbana”, destacou.
O vereador Ademarzinho, que também acompanhou o evento, reforçou a importância do estudo. “Itapoá já enfrenta problemas de trânsito em várias áreas. Esse levantamento vai permitir identificar de forma técnica as dificuldades e propor melhorias que atendam motoristas, ciclistas e pedestres. É fundamental que a sociedade participe, porque não adianta reclamar depois, em casa. Esses encontros são o espaço certo para expor as necessidades”, disse.
As reuniões tiveram início na segunda-feira (22), na Barra do Saí. Nesta terça (23), o encontro foi em Itapema; na quarta-feira (24), a comunidade poderá participar a partir das 19h, na Escola Frei Valentim, no Itapoá; e na quinta-feira (25), o debate será realizado no Pontal, na Copof.
Segundo especialistas, os planos de mobilidade urbana são ferramentas fundamentais para municípios em expansão, pois permitem organizar o crescimento de forma sustentável, priorizando não apenas o fluxo de veículos, mas também a acessibilidade e a segurança de pedestres e ciclistas. Estudos semelhantes, realizados em cidades vizinhas, resultaram em melhorias como novas ciclovias, reorganização de vias e atualização da sinalização.
A expectativa é que, após o levantamento de dados e contribuições da população, o estudo técnico seja consolidado e apresentado em forma de proposta oficial. A partir daí, o município terá um diagnóstico mais preciso para implementar ações que tornem Itapoá uma cidade mais organizada, acessível e segura para todos.
-
Policial2 semanas ago
Homem é morto a tiros na noite de domingo em Itapoá
-
Vídeos3 semanas ago
Encerrada a 1ª edição do Foral Fest: uma celebração da cultura itapoaense
-
Vídeos3 semanas ago
Hemuth Kirinus destaca a importância do 1º Foral Fest para a cultura de Itapoá
-
Notícias3 semanas ago
Primeira edição do Foral Fest chega ao fim e consolida Itapoá como Capital Catarinense da Música
-
Política3 semanas ago
Duplicação de acesso ao Porto de Itapoá ganha força com previsão de investimento de R$ 50 milhões
-
Política4 anos ago
Assembleia deve modificar proposta que muda distribuição do ICMS
-
Vídeos3 semanas ago
Músicos celebram o 1º Foral Fest e agradecem à Prefeitura de Itapoá pela iniciativa
-
Vídeos3 semanas ago
Professor de Música Willian Rachid destaca a importância do 1º Foral Fest para Itapoá