É verdade que o núcleo da Terra parou de girar?

Volta e meia viraliza novamente um estudo da Universidade de Pequim, que afirmaria que o núcleo do planeta Terra, localizado 5 mil quilômetros abaixo da superfície, parou de girar, e então recomeçou a rodar na direção oposta.

Há quem evoque a pesquisa como presságio de um eminente cataclisma terrestre, mas, segundo especialistas, não há motivo para se preocupar – pelo menos por enquanto. 

Publicado em 2023 na revista Nature Geoscience, o estudo chinês indica, na verdade, que a rotação do núcleo interno da Terra tem sofrido uma desaceleração nos últimos quinze anos. Os dados foram obtidos a partir da análise de 120 terremotos ocorridos em uma mesma região, no intervalo de três décadas.

A conclusão foi de que, desde 2009, os registros sísmicos apresentaram pouca variação — o que, segundo os pesquisadores, mostra que o núcleo tem lentamente diminuído a velocidade de sua rotação em relação ao resto do planeta, algo que já aconteceu antes e deve se repetir. 

É um ciclo natural. Acreditamos que esse é um movimento que acontece a cada 70 anos, em que o núcleo começa a desacelerar e, muitas vezes, começa a girar na direção oposta, sem causar grandes mudanças para os habitantes da Terra. Mas, como tudo relacionado ao tema, não podemos ter certeza de nada concreto, pois esse ainda é um campo pouco conhecido pela ciência”, afirmou o professor de Física Teórica da Universidade de Nova York, Michio Kaku, em entrevista ao canal de televisão CNN

Há evidências de mudanças na movimentação do Núcleo da Terra. Porém, não seria a primeira vez! (Foto: Carl Wang | Unsplash)

A bem da verdade é que sabemos mais sobre Marte do que sobre o núcleo do planeta em que vivemos. A Terra é dinâmica, em constante mudança e transformação. Pegue como exemplo o afastamento dos continentes: não sabemos o porquê. Então qualquer informação, como a obtida pelos chineses, é importante e nos faz aprender mais, mas provavelmente não há nada com o que se preocupar”, refletiu Kaku. 

Apesar das diferentes análises sobre o tema, há consenso na comunidade acadêmica de que o fenômeno é real, pode ser comprovado com análises sísmicas, e que o núcleo não parou de girar – mas caso inverta sua rotação, isso provavelmente não será inédito nem deverá afetar a vida na Terra. 

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE