Leão XIV diz que Igreja pode mediar conflitos no mundo

O papa Leão XIV pediu nesta quarta-feira (14) aos líderes mundiais que se sentem para negociar para que “as armas se calem” e afirmou que “a Santa Sé está disponível para que “os inimigos se encontrem e olhem nos olhos”, durante um discurso a representantes das Igrejas orientais em seu Jubileu.

“O povo quer a paz, e eu, com o coração na mão, digo aos líderes do povo: vamos nos encontrar, vamos conversar, vamos negociar! A guerra nunca é inevitável; as armas podem e devem se calar, porque não resolvem os problemas, mas sim os agravam”, declarou o papa.

O apelo ocorre na véspera de uma reunião entre representantes da Rússia e da Ucrânia na Turquia. O ditador russo, Vladimir Putin, ainda não esclareceu se viajará para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que expressou sua disposição para uma reunião cara a cara.

Em seu discurso na sala Paulo VI, e diante de milhares de pessoas que vieram para este Jubileu de países como Síria, Ucrânia, Líbano e Iraque, o papa frisou que as Igrejas orientais conhecem “em primeira mão os horrores da guerra, a ponto de o papa Francisco tê-las chamado de Igrejas mártires”.

“É verdade: da Terra Santa à Ucrânia, do Líbano à Síria, do Oriente Médio ao Tigray e ao Cáucaso, quanta violência! E por cima de todo esse horror, por cima dos massacres de tantas vidas jovens, que deveriam provocar indignação, porque, em nome da conquista militar, morrem pessoas”, recordou Leão XIV.

Em seguida, pediu orações “por essa paz, que é reconciliação, perdão, coragem de virar a página e começar de novo”.

“Para que esta paz se espalhe, farei todo o possível”, declarou, antes de acrescentar que “a Santa Sé está disponível para que os inimigos se encontrem e se olhem nos olhos, para que as pessoas possam recuperar a esperança e a dignidade que merecem, a dignidade da paz”.

“Entrarão para a história aqueles que semeiam a paz, não aqueles que colhem vítimas; porque os outros não são inimigos, mas seres humanos: não pessoas más para serem odiadas, mas pessoas com as quais dialogar”, completou, aconselhando que se fuja “das visões maniqueístas típicas das narrativas violentas, que dividem o mundo entre o bem e o mal”.

Leão XIV também rezou pelos cristãos, tanto orientais quanto latinos, que, especialmente no Oriente Médio, “perseveram e resistem em suas terras, mais fortes do que a tentação de abandoná-las”.

Por fim, fez um apelo renovado para que os cristãos “recebam a oportunidade, não apenas em palavras, de permanecer em suas terras com todos os direitos necessários para uma existência segura”.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE