O papa Leão XIV manterá provisoriamente todos os cargos na Cúria Romana e no Vaticano para ter um tempo para “a reflexão, a oração e o diálogo”, antes de fazer quaisquer mudanças ou substituições.
“Sua Santidade Leão XIV expressou seu desejo de que os chefes e membros das instituições da Cúria Romana, os secretários e o presidente da Pontifícia Comissão do Estado da Cidade do Vaticano continuem, provisoriamente, em seus respectivos cargos”, diz um comunicado da Santa Sé.
Esta decisão permanecerá em vigor “até disposição em contrário”, ressalta a nota, acrescentando este esclarecimento em latim, “donec aliter provideatur”, enquanto o novo pontífice analisa suas mudanças.
“O Santo Padre, de fato, deseja reservar-se algum tempo para a reflexão, a oração e o diálogo antes de fazer qualquer nomeação ou confirmação definitiva”, conclui a nota.
Leão XIV, o norte-americano Robert Francis Prevost, foi eleito nesta quinta-feira (8) no conclave como sucessor de Francisco, que morreu em 21 de abril aos 88 anos.
Uma das primeiras coisas que o novo papa terá que fazer é escolher um secretário de Estado do Vaticano, bem como mudar os chefes dos principais órgãos curiais.
Francisco também anunciou a mesma decisão de manter provisoriamente os líderes da Cúria poucos dias após sua eleição em março de 2013.