Lula apela a Putin pelo fim da guerra e crítica EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter feito um apelo pessoal ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, elo fim da guerra na Ucrânia e pela volta do líder russo ao cenário político internacional. A revelação foi feita em entrevista à revista americana The New Yorker.

“Eu liguei para Putin e disse: ‘Putin, acho que é hora de você voltar à política. Ponha um fim nisso. O mundo precisa de política, não de guerra. Você faz falta. Não há pessoas suficientes para sentar à mesa e discutir o destino do planeta: O que queremos para a humanidade?’”, contou Lula ao jornalista Jon Lee Anderson.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula participa de jantar oferecido por Putin em Moscou

Na última quarta-feira (7), Lula desembarcou em Moscou a convite do governo russo para acompanhar o desfile militar pelos 80 anos da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha nazista. Esse foi o primeiro encontro entre Lula e Putin desde o início de seu terceiro mandato.

Como parte das comemorações, Putin determinou um cessar-fogo de três dias no conflito com a Ucrânia, válido de 8 a 11 de maio. Segundo o Kremlin, a decisão foi motivada por “considerações humanitárias”. Ainda assim, a Ucrânia acusou Moscou de violar o cessar-fogo ao atacar cidades e causar vítimas civis.

Críticas aos EUA

Na entrevista, Lula também direcionou críticas aos Estados Unidos e à Europa por financiarem o confronto com a Rússia. Ele revelou ter discutido o tema com Joe Biden, ex-presidente norte-americano.

“Quando você encurrala o inimigo, você precisa ter a força para derrotar esse inimigo, e não é fácil derrotar a Rússia”, afirmou Lula. “Eu discuti isso com Biden. E Biden continuava dizendo: ‘Vamos destruir Putin, e ele terá que reconstruir a Ucrânia’”, relatou.

O presidente brasileiro ainda opinou sobre os desdobramentos políticos: “O que vai acontecer agora? Se a paz acontecer, organizada por Trump, ele ganhará o Prêmio Nobel da Paz, e a Europa terá que pagar pela OTAN, terá que financiar a guerra e terá que reconstruir a Ucrânia.”

Questionado sobre uma eventual conversa com Donald Trump, Lula afirmou que, até o momento, os dois não demonstraram interesse em dialogar, mas não descartou a possibilidade: ele disse que não teria problema em fazer contato caso surgisse alguma necessidade.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

MAIS LIDAS

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE