O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira (8) de um jantar oficial oferecido pelo ditador da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscou. O Palácio do Planalto divulgou imagens do encontro.
“Hoje, participei da recepção oferecida pelo presidente Vladimir Putin aos chefes de Estado que estão na Rússia para a comemoração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial”, disse o petista no X.
Lula desembarcou na Rússia na quarta-feira (7) para acompanhar as celebrações que marcam os 80 anos do Dia da Vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Também participam do evento de Putin os ditadores Xi Jinping (China), Miguel Diaz-Canel (Cuba) e Nicolás Maduro (Venezuela).
A agenda oficial de Lula, divulgada pelo Planalto, mostra que a programação terá início às 10h no horário local (4h pelo horário de Brasília) com uma cerimônia na Praça Vermelha, centro da capital russa. Em seguida, o petista levará flores no túmulo do soldado desconhecido.
Depois da cerimônia, o presidente participará de um almoço oferecido por Putin no Kremlin. Na sequência, terá uma reunião bilateral com o líder o russo. Estão previstos anúncios de parcerias comerciais e a assinatura de acordos na área de ciência e tecnologia.
O mandatário terá outra reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e deve comparecer a um jantar oferecido pelo embaixador do Brasil na Rússia. No dia seguinte, Lula embarca para Pequim, na China, onde participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O Fórum Celac-China acontecerá nos dias 12 e 13 de maio.