Magno Malta defende CPMI do INSS e pede prisão de Carlos Lupi

Em discurso, nesta quarta-feira (8), o senador Magno Malta (PL-ES) defendeu a instalação imediata da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os desvios bilionários no INSS através dos descontos associativos.

O senador também pediu a prisão do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a quem Malta acusa de permitir “um assalto institucionalizado” aos benefícios de aposentados e pensionistas no país.

“O senhor Lupi e sua trupe precisam ser presos. Vivem nababescamente em cima da miséria de quem não tem aposentadoria nem para comprar remédio”, disse o parlamentar.

VEJA TAMBÉM:

  • Governo ressarcirá vítimas do INSS com dinheiro público, mas irá atrás de associações

Malta ainda citou o relato da própria tia, idosa e amputada, que segundo ele tem enfrentado descontos indevidos em sua aposentadoria sem explicações.

“Ela me liga todo mês, desesperada. Está recebendo cada vez menos. O dinheiro que deveria garantir o mínimo de dignidade agora não dá nem para o remédio”, contou.

O senador também relatou um encontro recente com representantes da Associação de Aposentados do Espírito Santo.

De acordo com Malta, os relatos de descontos inexplicáveis e dificuldades financeiras são generalizados, especialmente entre aposentados do campo, trabalhadores rurais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“É um comportamento infame. Roubam de quem mal tem o que comer. Estão tirando de quem já tem pouco, de quem trabalhou a vida inteira”, disse.

Para o senador, a instalação da CPMI do INSS não deve ser tratada como uma pauta de oposição, mas como uma questão de justiça social.

“Não é contra o PT, não é contra o PDT, é contra ladrões. Contra gente sem sentimento. Tarados por dinheiro”, declarou. 

Governo usará dinheiro público para ressarcir vítimas

Mais cedo, o governo Lula confirmou que terá de usar dinheiro público para cobrir o ressarcimento das vítimas da fraude descoberta pela Polícia Federal no INSS.

O valor estimado de cerca de R$ 6 bilhões será confirmado somente após os cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas indicarem se realmente tiveram algum desconto irregular ou não.

Após ressarcir as vítimas, o governo irá atrás das associações acusadas dos desvios para recompor os cofres públicos. Estima-se que, neste momento, R$ 2,5 bilhões em bens das entidades e dirigentes já estejam bloqueados.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE