Milei culpa partido de Macri após Ficha Limpa fracassar no Senado

O presidente da Argentina, Javier Milei, culpou nesta quinta-feira (8) o partido Proposta Republicana (PRO), do ex-mandatário Mauricio Macri (2015-2019), pelo fracasso do projeto da Lei da Ficha Limpa no Senado do país.

Na quarta-feira (7) à noite, uma proposta para impedir que condenados em segunda instância concorram em eleições na Argentina teve apenas 36 votos favoráveis, um a menos que o necessário para ser aprovada. Houve 35 votos contrários e uma ausência.

O partido de Milei, A Liberdade Avança (LLA), havia pedido que o projeto só fosse para votação caso houvesse assinaturas de 37 senadores apoiando a proposta. Porém, isso não ocorreu, e houve a rejeição no plenário do Senado.

“Ao contrário dos corruptos que vieram antes, eu não vou desistir. Então, vou continuar lutando, e a realidade é que os votos não estavam garantidos. Foi tudo uma operação midiática”, disse Milei durante o 11º Fórum Econômico Latino-Americano, em Buenos Aires, segundo informações do site Infobae.

“Além disso, eles [PRO] estão [no governo] na cidade [de Buenos Aires] há 17 anos e nunca conseguiram [aprovar a Ficha Limpa], e nos quatro anos em que estiveram no poder [federal], também não conseguiram”, afirmou o presidente.

A deputada do PRO Silvia Lospennato, uma das principais defensoras do projeto na Câmara argentina, afirmou que oito deputados do LLA se ausentaram de uma sessão importante sobre a Ficha Limpa em novembro; a parlamentar disse que perdeu “a confiança em Milei”.

No meio político argentino, considera-se que a grande beneficiada será a ex-presidente peronista Cristina Kirchner (2007-2015), que poderá concorrer nas eleições legislativas de outubro mesmo tendo sido condenada em segunda instância.

No final de 2022, Kirchner foi condenada a seis anos de prisão e inabilitação perpétua para ocupar cargos públicos por um tribunal argentino pelo chamado caso Vialidad, devido a um esquema de desvios de recursos de obras públicas na província de Santa Cruz, berço político do kirchnerismo.

Em novembro do ano passado, a Câmara Federal de Cassação ratificou a sentença. Agora, o caso será analisado pela Suprema Corte da Argentina.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE