Militares homenageiam Pracinhas; PT e Lula exaltam Moscou

As Forças Armadas fizeram homenagens em diversas cidades aos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nesta quinta-feira (8) no Dia da Vitória na Europa na Segunda Guerra. Enquanto isso, membros do PT, diplomatas da Rússia, de Cuba e da Venezuela e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva reverberam ações de propaganda de Moscou sobre o Dia da Vitória na Grande Guerra Patriótica – nome dado pelos russos para a Segunda Guerra Mundial.

O Dia da Vitória na Europa marca a data em que foi divulgada a rendição das tropas nazistas às forças aliadas na catedral de Reims em 8 de maio de 1945. A data foi comemorada nas capitais europeias com grandes festividades. No Brasil, foi marcada por cerimônias militares realizadas pelas Forças Armadas por todo o Brasil. As principais ocorreram no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, e na Praça dos Heróis da FEB, em São Paulo. O Exército também divulgou um vídeo comemorativo.

Nesta semana, a embaixada da Rússia e organizações civis pró-Moscou tentaram associar sua imagem aos combatentes brasileiros com diversos eventos. O principal deles foi organizado pelo deputado petista Delegado Marici na Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 5. Estavam presentes representantes consulares da China, da Venezuela e de Cuba.

O grupo também organizou marchas pró-Rússia no Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os participantes, alguns deles descendentes de cidadãos das ex-repúblicas soviéticas, foram orientados a levar fotos de familiares que combateram, além de bandeiras da União Soviética, da Rússia e da Força Expedicionária Brasileira.

As ações ocorrem em um momento em que o presidente Lula se prepara para participar de uma grande parada militar em Moscou ao lado de ditadores e autocratas, como Nicolás Maduro, da Venezuela, Xi Jinping, da China, Miguel Días-Canel, de Cuba, e Vladimir Putin, da Rússia.

“O Brasil não lutou na frente russa. E antes de declarar guerra às potências do Eixo, estava alinhado com as democracias ocidentais, enquanto a União Soviética permanecia mancomunada com a Alemanha nazista por conta do infame pacto Molotov-Ribbentrop”, disse o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) em sessão plenária nesta quinta-feira (8). Ele se referiu a um protocolo secreto no qual os nazistas e os soviéticos combinaram a divisão da Europa em esferas de influência.

“Como é perigosa essa atitude do nosso presidente, reitero, comandante em chefe das Forças Armadas. Reiterada nessa viagem despropositada, comprometendo o futuro do país, daqui por diante passível de ser tomado como aliado de autocratas assassinos, inimigos da paz mundial, da liberdade dos povos e dos direitos humanos”, disse Mourão.

O senador disse que Lula esqueceu dos pracinhas brasileiros e que deveria ter ficado no Brasil para homenageá-los em 8 de maio ao invés de ir “a uma comemoração em Moscou com a qual nada temos a ver, a começar pela data: dia 9”, disse.

Mourão contou que seu pai lutou entre os 25 mil Pracinhas enviados à Itália. Ele lembrou que naquela época as tropas brasileiras lutaram contra os nazistas ao lado de americanos, poloneses, tchecos, gregos e combatentes das colônias britânicas. Não houve operações conjuntas da FEB com os soviéticos.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula celebrará 80 anos da vitória da Europa na Segunda Guerra com Putin e outros ditadores na Rússia
  • Organização da sociedade diz que viagem de Lula à Rússia sinaliza apoio a Putin

Cerimônias militares marcam campanha da FEB

Na praça dos Heróis da FEB, em São Paulo, o comandante militar do Sudeste, general Pedro Celso Coelho Montenegro, depositou coroas de flores aos Pracinhas que participaram da guerra. Ele discursou e lembrou que a FEB foi formada pela Marinha do Brasil, pelo 1º Esquadrão de Aviação de Caça, do 1º Esquadrão de Observação e Ligação e pela Divisão de Infantaria Expedicionária. Ele fez um resumo da campanha brasileira:

“As façanhas da FEB na campanha da Itália são testemunhos eloquentes da bravura e da competência de nossas Forças Armadas. Desde o desembarque do primeiro escalão, chefiado pelo general Zenóbio da Costa, em julho de 1944, até as derradeiras batalhas de abril de 1945, nossos soldados enfrentaram condições adversas e um inimigo aguerrido, com determinação inabalável”, disse.

“Após um breve período de aclimatação, a FEB, liderada pelo general Mascarenhas de Moraes, iniciou as operações substituindo unidades norte-americanas na desafiadora Linha Gótica. A partir daí, os combates se sucederam e as primeiras conquistas foram assinaladas: Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Fornaci foram determinantes para a consolidação de posições estratégicas preparando o terreno para as futuras ofensivas aliadas”, disse.

“No prosseguimento, a tomada de Monte Castelo em 21 de fevereiro de 1945 foi um dos mais notáveis feitos das nossas armas. Esse êxito abriu caminho para o avanço aliado rumo a Bolonha. As vitórias subsequentes em Monte Belvedere, Castelnuovo e Montese foram seguidas pela audaciosa manobra que resultou na rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, da divisão italiana Bersaglieri e da 90ª divisão Panzer em Fornovo de Itália.

“O que estamos aqui fazendo é resgatar a memória. Nós precisamos ter forças armadas para dar respaldo à classe política no cumprimento da sua missão constitucional que é a defesa da Pátria, da nossa soberania”, disse o general. 

Diplomatas europeus compareceram à cerimônia para homanagear os Pracinhas com uma coroa de flores. Entre eles estavam o cônsul ucraniano, Jorge Rybka, e sua esposa, Márcia. “Os pracinhas tiveram um papel muito importante. Defenderam os mesmos ideiais que a Ucrânia defendia, defende e defenderá: a liberdade dos povos”, disse.

“O dia da vitória é o dia 8, onde a Europa juntamente com os Estados Unidos comemoram o encerramento da Segunda Guerra. Hoje aqui no Brasil sim homenageando os herois brasileiros. Entre esses 25 mil expedicionários temos mais de 200 de origem ucraniana. São descendentes de ucranianos que lutaram na Itália pelo Brasil. A Ucrânia os reconhece também”, afirmou.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE