Polônia fecha consulado russo no país; Moscou promete “resposta”

Um dia depois do primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, apontar a Rússia como responsável por um incêndio criminoso que destruiu um shopping em Varsóvia, no ano passado, o país decidiu retaliar a ação com o fechamento do consulado russo na cidade de Cracóvia.

O Ministério das Relações Exteriores da Polônia anunciou a medida nesta segunda-feira (12). O governo polonês afirma ter evidências de que o incêndio foi um ato de sabotagem ordenado pelos serviços de segurança russos, do regime de Putin. Em resposta, a diplomacia polonesa anunciou que havia decidido retirar o consentimento para a operação do consulado.

O incêndio na rua Marywilska, que em 12 de maio de 2024 destruiu 90% do que antes era o maior shopping da capital polonesa, é, segundo as autoridades, parte de uma “série de atos de sabotagem na Polônia e em outros países da região realizados pela Rússia”.

Varsóvia alegou repetidamente que os serviços de inteligência russos do regime de Putin recrutam e contratam pessoas que vivem nesses países, muitas vezes imigrantes ucranianos e bielorrussos, para realizar esses ataques.

Rússia promete “resposta rápida e apropriada”

Logo após o anúncio desta segunda-feira, a Rússia prometeu uma resposta “rápida e apropriada” à medida do governo da Polônia de fechar o consulado geral russo em Cracóvia.

“Varsóvia continua destruindo deliberadamente as relações, agindo contra os interesses de seus cidadãos. Uma resposta adequada a essas medidas inapropriadas será dada em breve”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, ao comentar a decisão das autoridades polonesas.

Segundo declarações do ministro do Interior polonês, Tomasz Siemoniak, e do ministro da Justiça, Adam Bodnar: “Com base nas evidências coletadas, sabemos que o incêndio foi provocado a pedido dos serviços especiais russos”.

Os ministros detalharam o escopo da investigação, que durou um ano e envolveu dezenas de promotores e policiais, com uma inspeção no local dos destroços do incêndio durante 121 dias e 70 interrogatórios.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE