Durante a 11ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura, realizada nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025, o vereador Daniel Weber (União Brasil), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Itapoá, fez um pronunciamento destacando a importância do envolvimento da população no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029.
Segundo o parlamentar, o PPA — que é uma das três principais leis orçamentárias do município, junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) — orienta todas as ações do Poder Executivo ao longo de quatro anos. “É nesse plano que o Executivo precisa incluir tudo aquilo que pretende realizar no município. Por isso, é fundamental que a população participe com sugestões e indicações”, destacou Weber.
O vereador também reforçou seu compromisso em dar ampla publicidade ao projeto de lei que trata do novo PPA. Em sua fala, propôs a realização de audiências públicas descentralizadas para garantir que diferentes regiões da cidade possam contribuir com o planejamento. As comunidades sugeridas para sediar os encontros são: Barra do Saí, Itapema do Norte, Itapoá (Centro), Pontal e as localidades rurais do Saí Mirim e Braço do Norte.
“Sabemos que muitas vezes é difícil para o cidadão vir até a Câmara. Por isso, vamos até os bairros. Queremos ouvir o que a população espera para o futuro de Itapoá. Essa construção precisa ser democrática e transparente”, afirmou o vereador.
A definição das datas das audiências públicas deverá ser deliberada na reunião das comissões marcada para o dia seguinte. Após essa etapa, a divulgação oficial será feita para que a comunidade possa se organizar e participar ativamente.
Daniel Weber encerrou sua fala convocando a sociedade itapoaense a acompanhar o processo e exercer seu papel cidadão: “A responsabilidade do que será aprovado no PPA é de todos nós, vereadores, e deve refletir, acima de tudo, os anseios da população.”