A presidente do Peru, Dina Boluarte, disse nesta quinta-feira (8) que o americano Robert Prevost, escolhido como o 267º pontífice da história e que agora é o papa Leão XIV, obteve a nacionalidade peruana “como expressão de seu profundo amor” pelo país.
“Ele se tornou um cidadão do Peru, a partir de 2015, como expressão de seu profundo amor pelo país, onde ele entregou grande parte de sua vida religiosa ao serviço dos mais humildes. Em nossas terras, ele semeou esperança, caminhou ao lado dos mais necessitados e compartilhou as alegrias de nosso povo”, declarou Boluarte em discurso sobre Leão XIV, o nome pontifício escolhido por Prevost.
A presidente disse que o país está comemorando “um momento histórico para o Peru e o mundo” com a eleição do cardeal Robert Prevost, “um cidadão peruano por escolha e coração”, como papa.
“O acontecimento marca não apenas a primeira vez que um americano sobe ao trono de São Pedro, mas a primeira vez que um peruano, com mais de 20 anos de serviço em nossa terra, lidera a Igreja Católica como pontífice supremo”, afirmou.
Ela expressou “imensa alegria” e enviou saudações ao papa “em nome do governo e do povo do Peru”.
“Querido papa, que Deus o guie e que seu exemplo e ensinamentos nos levem ao caminho da paz e da reconciliação no Peru e no mundo”, declarou Boluarte.