relembre gafes cometidas pela primeira-dama

Uma saia-justa diplomática causada pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o líder comunista chinês, Xi Jinping, vazou para a imprensa e irritou o presidente brasileiro. O suposto constrangimento, que teria sido causado após Janja fazer comentários negativos sobre a rede social chinesa TikTok diretamente para Xi, é apenas o mais recente “climão” causado por Janja ao acompanhar Lula em viagens diplomáticas.

O comentário da primeira-dama teria deixado Xi constrangido e teria sido vazado por um membro do governo presente na reunião, supostamente interessado em expor Janja. Questionado sobre o assunto em uma entrevista, Lula deu uma explicação ainda mais embaraçosa. Ele afirmou que Janja pediu a palavra para explicar o que estava acontecendo no Brasil, mas disse que o episódio ocorreu em um contexto em que ele pedia confidencialmente ao líder chinês para mandar ao Brasil alguém “de confiança” para debater a regulação de redes sociais.

Na mesma viagem à China e à Rússia nesta semana, o nome de Janja foi envolvido em outra polêmica: a Advocacia-Geral da União notificou as redes sociais Meta, controladora Facebook, Instagram e Threads, e TikTok para retirar do ar publicações feitas por usuários que o governo brasileiro classifica como “fake news”. As publicações alegam sem apresentar evidências que a primeira-dama teria viajado com malas de dinheiro desviado do INSS.

Esse não foi o primeiro episódio em que a primeira-dama se envolveu em falas polêmicas ou cometeu gafes. Janja já protagonizou momentos constrangedores com declarações e por vezes atitudes para lá de desastrosas. A Gazeta do Povo elencou alguns deles. Relembre-os:

Única primeira-dama em reunião de presidentes do G20

Além de falas desastrosas, Janja acumula ainda momentos polêmicos em agendas internacionais. Em 2023, durante viagem que a comitiva presidencial brasileira fazia para Nova Delhi, na Índia, para a Cúpula de Líderes do G20, a primeira-dama se envolveu em ao menos três situações constrangedoras.

O G20 reúne as 20 maiores economias do mundo que anualmente se encontram para discutir estratégias econômicas de acordo com o contexto mundial. Em 2023, Janja embarcou ao lado de Lula para as agendas do bloco que ocorriam na Índia.

Diferente das outras cônjuges de presidentes e chefes de Estado, Janja foi a única esposa a acompanhar as reuniões do grupo, normalmente restritas a líderes de governo e fechadas para a imprensa. Na ocasião, Janja ignorou a programação que havia sido preparada para primeiras-damas para acompanhar as discussões ao lado de Lula, mesmo sem possuir cargo oficial no governo.

A primeira-dama do Brasil foi a única que acompanhou as sessões de reuniões do G20 reservada a chefes de Estado, em 2023 (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Dancinha em meio à tragédia no Rio Grande do Sul

A presença da primeira-dama brasileira no G20 sediado pela Índia rendeu desconforto interno. Ao desembarcar do avião no país asiático, Janja publicou nas redes sociais um vídeo fazendo uma dancinha e dizendo: “Namastê! Olá, Índia. Boa noite! Me segura que eu vou sair dançando”.

A publicação causou desconforto, pois foi feita em meio à tragédia das enchentes que afetaram milhares de pessoas no Rio Grande do Sul. Após a repercussão negativa do vídeo e em meio a críticas por estar viajando e brincando em meio à tragédia no Sul do país, a publicação foi deletada das redes sociais da primeira-dama.

“Vetada” de foto por premiê indiano

Ainda durante o G20 sediado pelo governo indiano, em 2023, Janja protagonizou um terceiro momento constrangedor ao ser vetada por Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, de uma foto oficial.

Ao fim de alguns compromissos, os presidentes dos países do G20 deveriam posar em uma foto ao lado Modi. Na vez de Lula, Janja o acompanhava e esperava para cumprimentar o líder indiano. Modi, porém, pediu para que ela se retirasse da foto com a intenção de que apenas ele e Lula aparecessem no registro.

Premiê da Índia pediu para Janja não aparecer em registro com Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Ofensa a Elon Musk em evento do G20

Um ano depois dos episódios na Índia, Janja voltou a polemizar em uma nova edição do G20, desta vez a que o Brasil sediava no Rio de Janeiro, em 2024. Em um evento paralelo, a primeira-dama se colocou no radar de uma polêmica internacional após ofender o empresário Elon Musk, que hoje ocupa um cargo no governo de Donald Trump, em uma declaração pejorativa.

No último ano, em novembro, Janja utilizou o palco de um evento apelidado como Janjapalooza, relacionado ao G20, para xingar o hoje chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse Janja em inglês mandando o empresário se f*.

A ofensa, na avaliação de analistas, causou mais um ruído na relação conturbada entre os governos Lula e Trump. Além disso, por ter ocorrido às margens da Cúpula de Líderes do G20, bloco que reúne as 20 maiores economias do mundo e que o Brasil sediava no último ano, a declaração de Janja causou desconforto entre diplomatas e líderes que acompanhavam as reuniões da cúpula.

“Intrusa” em foto de Lula e Biden

Durante uma visita que o presidente Lula fez à Casa Branca para se reunir com o ex-presidente Joe Biden em 2023, Janja protagonizou um momento para lá de inusitado. A primeira-dama aparece na foto oficial feita entre os dois líderes, na sala do líder norte-americano.

A imagem acabou ganhando um tom de brincadeira entre internautas nas redes sociais, que fizeram montagens com Janja presenciando outros registros históricos, como o aperto de mão entre Donald Trump e Kim Jong-un, líder norte-coreano, e também ao lado do papa Francisco e Fidel Castro.

Janja acompanhava Lula na agenda com Joe Biden após seu encontro com a então primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, ser cancelado pela americana.

Janja protagonizou momento inusitado ao aparecer em foto que Lula e Joe Biden se cumprimentam na Casa Branca (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Quebra de protocolo ao receber Macron no G20

Ainda durante a Cúpula de Líderes do G20 que o Brasil sediou na capital carioca em novembro de 2024, Janja também gerou repercussão negativa ao quebrar o protocolo para cumprimentar o presidente da França, Emmanuel Macron. Antes da abertura das reuniões, Lula e a primeira-dama recebiam os líderes e chefes de Estado para as sessões do dia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Nas imagens, Janja se aproximava de Lula apenas para cumprimentar os líderes acompanhados de suas esposas, como ocorreu com Bola Tinubu, presidente da Nigéria, que estava acompanhado da primeira-dama nigeriana, Oluremi Tinubu.

Com a chegada de Macron, no entanto, mesmo desacompanhado, Janja se aproximou do líder francês para cumprimentá-lo com um abraço e beijos no rosto. A primeira-dama também parou para posar para uma foto ao lado de Lula e o presidente da França.

Janja foi condecorada por Emmanuel Macron em março de 2024, durante visita do presidente francês à Brasília (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Águia da Portela “vazada” por Janja

Mas para além dos constrangimentos em agendas internacionais, a primeira-dama também se envolveu em polêmicas durante eventos que realizou no Brasil. Em fevereiro e cerca de 10 dias antes do Carnaval, Janja foi alvo de críticas de fãs dos desfiles de escolas de samba após visitar o barracão da Portela.

Antes da estreia da agremiação na Sapucaí, Janja teria “vazado” a imagem da águia da Portela, considerada um símbolo do desfile da equipe. Na ocasião, vídeos publicados nas redes sociais da própria primeira-dama, a mostram caminhando entre as peças e um dos carros alegóricos da escola de samba.

Em uma das postagens, é possível ver a cabeça da águia, que normalmente é mantida em segredo pela equipe como uma surpresa aguardada pelo público durante os desfiles. Logo após a repercussão negativa, o conteúdo foi apagado das redes sociais de Janja. Internautas apontaram “descaso” e até mesmo “ignorância” com o vazamento da imagem.

“Não deveriam estar aqui”, disse Janja sobre presidentes

Após a reinauguração da Galeria dos Ex-Presidentes do Brasil instalada no térreo do Palácio do Planalto, que havia sido destruída após a invasão do dia 8 de janeiro de 2023, Janja visitou o espaço acompanhada da imprensa e chegou a fazer “pouco caso” de alguns retratos ali presentes.

“Pascoal Ranieri Mazilli, vocês tinham ouvido falar desse presidente? [Esteve no poder] do dia 2 ao dia 15. Gente, ele não merece estar aqui. Ah, bom, tem vários que não merecem”, afirmou. Mazilli foi presidente da Câmara dos Deputados e ocupou o cargo de chefe do Executivo entre a deposição de João Goulart e o início do regime militar, em 1964.

Indenização ao casal Bolsonaro por móveis “desaparecidos”

No início de 2023, Lula e Janja insinuaram que 261 móveis teriam sido supostamente levados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no fim de 2022. O governo gastou mais de R$ 379 mil com móveis para a residência oficial sem licitação.

Lula e Janja também fizeram diversas críticas sobre as condições da residência oficial, relatando, além da ausência do móveis, deterioração do patrimônio público, como utensílios domésticos, livros e obras de arte. O casal chegou a passar o primeiro mês de governo hospedado em um hotel em Brasília, alegando o Alvorada e a Granja do Torto não estavam em condições de permanência.

No entanto, em março de 2024, uma auditoria realizada pelo próprio governo localizou os supostos móveis desaparecidos em “dependências diversas da residência oficial”. Em setembro de 2024, o governo Lula foi condenado a pagar uma indenização de R$ 15 mil ao casal Bolsonaro no caso dos móveis “desaparecidos”.

COMPARTILHAR

ITAPOÁ NEWS - Grupo de comunicação

ITAPOÁ NEWS é um grupo de comunicação inovador e multifacetado que conecta informação, entretenimento e conhecimento por meio de diversas plataformas. Atuamos com excelência na produção de conteúdo para jornal online, podcast, mídias sociais, YouTube e jornal impresso, sempre com foco em levar ao público notícias confiáveis, análises aprofundadas e uma abordagem dinâmica e moderna.

Nosso objetivo é ser uma ponte entre a informação e as pessoas, utilizando tecnologia, criatividade e responsabilidade social para impactar diferentes públicos. Seja na agilidade do digital ou na credibilidade do impresso, O grupo ITAPOÁ NEWS está comprometido em construir um diálogo aberto e relevante com a sociedade, valorizando o jornalismo de qualidade e a produção de conteúdos que informem, inspirem e transformem.

ITAPOÁ NEWS: Comunicação que conecta. Informação que transforma.

siga nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temperatura
em Itapoá SC

+27
°
C
H: +27°
L: +22°
Itapoa (Santa Catarina)
Sexta-Feira, 29 Novembro
Ver Previsão de 7 Dias
Sáb Dom Seg Ter Qua Qui
+27° +26° +31° +21° +22° +22°
+22° +22° +21° +20° +19° +19°

MAIS LIDAS

ECONOMIA

Dólar Comercial

Euro

Edit Template

© Copyright 2023 Todos os direitos reservados – Created with: UZI SOLUTION –

NAVEGUE