O Vaticano divulgou neste sábado (10) o brasão oficial do novo papa, Leão XIV, que seguirá o brasão do cardeal Robert Francis Prevost, desde quando era bispo com pequenas adaptações referentes ao novo pontificado.
O principal símbolo do brasão do papa Leão XIV é a imagem do coração transpassado em um livro em referência a Ordem de Santo Agostinho, a qual Prevost fez parte no exercício do sacerdócio. De acordo com o Vaticano, a imagem recorda a experiência da conversão de Santo Agostinho pela frase “Tu transpassaste meu coração com a tua Palavra”.
O lema de Prevost como bispo também foi mantido após a opção pelo nome de Leão XIV, como o novo papa da Igreja Católica, escolhido pelos cardeais participantes do último conclave na Capela Sistina no Vaticano.
“In Illo uno unum” significa “em aquele que é um, somos um” e também remete a Santo Agostinho que, de acordo com a Santa Sé, declarou durante o sermão sobre Salmos 127 que “embora nós, cristãos, sejamos muitos, em um só Cristo somos um.”
“Como se depreende do meu lema episcopal, unidade e comunhão fazem parte do carisma da Ordem de Santo Agostinho e também do meu modo de agir e pensar. Considero muito importante promover a comunhão na Igreja, e sabemos bem que comunhão, participação e missão são as três palavras-chave do Sínodo. Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental. Santo Agostinho fala muito sobre a unidade na Igreja e a necessidade de vivê-la”, declarou o cardeal Prevost em entrevista realizada em 2023.
Além disso, na parte azul, destaca-se uma flor-de-lis branca, simbolizando a pureza e a Virgem Maria, o que indica a devoção do papa Leão XIV à Mãe de Cristo.