Os primeiros atos da agenda do novo papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), serão a missa de amanhã com os cardeais na Capela Sistina, a oração do Regina Coeli no domingo, na sacada da Basílica de São Pedro, e uma audiência com representantes da imprensa.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, anunciou os primeiros atos do pontificado do primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost, de 69 anos, entre eles, como fez seu antecessor, Francisco, uma audiência com a imprensa na Sala Paulo VI.
Como é tradição, o novo papa oficiará – no caso, nesta sexta-feira, às 11h locais (6h de Brasília) – uma missa com os cardeais na Capela Sistina, onde foi realizado o conclave que o elegeu e na qual ele poderá dar uma visão de seu pontificado.
No domingo, às 12h (7h de Brasília), ele rezará o Regina Coeli, a oração mariana recitada durante o período da Páscoa, que vai do domingo de Páscoa ao domingo de Pentecostes e substitui a oração do Angelus, e o fará da sacada central da Basílica de São Pedro, de onde ele se tornou conhecido pelo mundo hoje como Leão XIV.
Além disso, como Francisco também fez em seu começo de pontificado, ele terá uma audiência com jornalistas na Sala Paulo VI na segunda-feira (12).
O porta-voz do Vaticano enfatizou que a escolha de Leão XIV é uma referência à moderna Doutrina Social da Igreja, que começou com a “Rerum Novarum”, a encíclica do Papa Leão XIII (1878-1903).
Além disso, conforme ele acrescentou, “também é claramente uma referência não aleatória a homens e mulheres trabalhadores em uma era de Inteligência Artificial”.